image hover

 

O que é a Enterprise Europe Network?

Integra a Enterprise Europe Network, a maior Rede Europeia de serviços de proximidade às empresas, criada pela Comissão Europeia, e que conta atualmente com mais de 600 pontos de contacto em mais de 50 países.

O seu objetivo é ajudar as empresas, principalmente as pequenas e médias empresas portuguesas a tornarem-se mais competitivas em mercados internacionais, facilitando-lhes o acesso a informação, aconselhamento, programas de apoio, e contactos privilegiados que lhes permitam encontrar parceiros estratégicos e explorar oportunidades de cooperação nos mais variados domínios, que acrescentem valor aos seus negócios no espaço europeu e fora dele.

Está presente em todo o território nacional, através do Consórcio EEN - PORTUGAL, que reúne competências várias no apoio às PME, formado por 12 parceiros, entre os quais o IAPMEI, que assume a liderança, a ACIF/CCIM, a AEP, a AIDA, a AIMinho, a AIP, a ANI, a CCDR Algarve, a CCIPD, o CEC/CCIC, o INESC Porto e o LNEG.

Trabalha em estrita cooperação com uma vasta rede de instituições europeia, e, promove a intermediação de contactos com agentes e parceiros económicos nos vários países.

 

Como pode a Enterprise Europe Network apoiar a sua empresa?

  • No acesso a informação estratégica

Promove o acesso simplificado a informação comunitária direcionada para as empresas, nos domínios legislativo e regulamentar, de conhecimento de mercados, procedimentos, e programas, de apoio ao financiamento e inovação das PME, e facilita a identificação dos instrumentos mais adequados ao desenvolvimento do seu negócio.

  • Na internacionalização dos seus negócios

Facilita o contacto com parceiros estratégicos em mercados externos e promove oportunidades de negócio nos mais variados domínios (comercial, de produção, tecnológicos ou outro), junto de empresas interessadas em internacionalizar a sua atividade.

  • No investimento em inovação e transferência de tecnologia

Ajuda na procura e no contacto com parceiros internacionais para cooperação no domínio da inovação e transferência de tecnologia, e apoia as empresas no acesso a programas comunitários que valorizem a industrialização de resultados das suas atividades de investigação e desenvolvimento.

  • Na procura de financiamento

Assegura informação e aconselhamento sobre instrumentos comunitários de financiamento à atividade empresarial, que melhor se adequem às necessidades e estratégias de desenvolvimento da sua empresa.

  • No reforço da gestão da inovação

Presta serviços especializados direcionados para o reforço da gestão da inovação a empresas inovadoras com elevado potencial de internacionalização, incluíndo empresas beneficiárias da medida SME Instrument, no âmbito do programa Horizonte 2020.

  • Na exploração de oportunidades de negócio e de parcerias estratégicas

Viabiliza a divulgação de oportunidades de negócio e de concursos públicos europeus, e promove encontros bilaterais com empresas e outras entidades estrangeiras, como forma de potenciar a cooperação e a atividade internacional da sua empresa. 

 

Para mais informação consulte: www.enterpriseeuropenetwork.pt